Em uma cidade grande como o Rio de Janeiro, existe espaço adequado para os jovens? Essa é questão que move o seminário “Juventudes e inclusão: direito à cidade pra quem?”, evento realizado em Campo Grande no dia 12 de maio de 2012. O seminário foi promovido pelo Ibase em parceria com a CAMTRA, CedapsConexão GEscola de GenteFórum de Juventudes do Rio de JaneiroFaseNúcleo de Estudos Urbanos da Feuc
O evento reuniu instituições e grupos que trabalham com as temáticas da juventude no Rio de Janeiro e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, na sua grande maioria jovens, de diferentes bairros e favelas que compartilharam expectativas e suas vivências na cidade. O vídeo abaixo, resultado do encontro, buscou incorporar o olhar sobre as múltiplas exclusões vivenciadas pelos(as) jovens.
O encontro fez parte do projeto Cidades, Mudanças Climáticas e Ação Jovem, do Ibase com o Grupo Eco, da Favela Santa Marta, e com o IFHEP, de Campo Grande, tendo também o apoio da AIN/OD. O projeto tem como objetivo de fortalecer a atuação de jovens em seus territórios a partir de ações que articulem o debate sobre modelo de desenvolvimento, mudanças climáticas e direito à cidade.

Tradução »