Vídeo expõe drama da tragédia em Mariana (MG)
No dia 05 de novembro duas barragens da mineradora Samarco (de propriedade da Vale e da BHP) romperam no distrito de Bento Rodrigues, localizado no município de Mariana (MG). Os desdobramentos dessa tragédia atingiram o modo de vida das populações locais e de regiões próximas, além de causar a morte do Rio Doce, deixando cidades inteiras sem água potável e levou a lama tóxica até o litoral do Espírito Santo. O tamanho dos danos causados ao meio ambiente são tão grandes que esta já é encarada como a maior tragédia ambiental da história do país.
No vídeo produzido por Ludimila Curi da ONG Justiça Global é possível se ter a noção dos perigos que a irresponsabilidades das mineradoras expôs toda a população. Além de deixar diversos locais totalmente cobertos pela lama, colocando em risco à vida de todos que residem nas redondezas, todo o modo de vida desta população foi afetado. Desde a perda de bens e até mesmo da própria casa até a impossibilidade de manter atividades de subsistência que conseguiam desenvolver ali.
Assistir ao vídeo é uma boa oportunidade de nos aproximarmos da realidade vivenciada por aqueles que vivem nas proximidades de onde a tragédia ocorreu e repensar se o modelo de desenvolvimento que permite a a exploração de minérios colocando em risco vidas de pessoas e diversos fatores ambientais são realmente desejáveis. Outras áreas atingidas pela mineração correm o mesmo risco e a atenção deve se redobrar no momento para que novas vidas não sejam perdidas e o meio ambiente não sofra com novas tragédias.