Vídeo expõe problemas da mineração no Brasil
Vídeo produzido pelo Inesc expõe como o atual modelo de mineração do Brasil beneficia as grandes mineradoras, mas coloca diversas comunidades em risco. Riscos que vão desde a perda de seus bens materiais até a perda da própria vida. E não é só com ruptura de barragens, a atividade atinge rios, consequentemente a água consumida pela população e também utilizada para produção de alimentas, seja na agricultura ou criação de animais.
Para se ter ideia, somente a tragédia de Mariana (MG) atingiu cerca de 3,2 milhões de pessoas. Dois mil pescadores e agricultores ficaram sem trabalho, 700 famílias perderam suas casas e cidades inteiras ficaram com abastecimento de água interrompido.
Outras tragédias como a de Mariana podem acontecer. Existem no Brasil mais de 6000 barragens contendo rejeitos de mineração. Vale lembrar que a tragédia de 5 de novembro de 2015 não foi a primeira do Brasil nem de Minas Gerais. Somente em Bacarena no Pará, foram três graves acidentes na última década. Isso evidencia o problema na forma de exploração mineral desenvolvida no país, onde a busca pelos lucros negligencia diversos fatores ambientais e humanos gerando riscos de tragédia enormes comoa de Mariana.